top of page

A vacina de herpes-zóster: o que você precisa saber

O herpes-zóster é uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zóster, que fica latente no organismo após uma infecção anterior de catapora. A doença é caracterizada por uma erupção cutânea localizada, em geral dolorosa, envolvendo um ou poucos dermátomos adjacentes. A principal complicação é a neuralgia pós-herpética, dor que pode se estender por um período prolongado depois da resolução do rash cutâneo. Dependendo da intensidade dos sintomas, o quadro pode ter grande impacto na qualidade de vida e levar à incapacidade física, perda de autonomia e/ou depressão.

O herpes-zóster é uma enfermidade frequente, cuja incidência tem crescido em todo o mundo, e alguns relatos mostram aumento durante a pandemia de Covid-19. Apesar de poder atingir indivíduos de qualquer idade, a probabilidade de herpes-zóster aumenta a partir dos 50 anos.

A vacina Shingrix© Felizmente, a vacinação é uma forma eficaz de prevenir a doença e suas complicações. Em outubro de 2017, foi aprovada nos Estados Unidos uma nova vacina para herpes-zóster, a Shingrix© (GSK), que chegou ao Brasil em junho de 2022, por enquanto apenas em serviços privados de imunização. A vacina é aplicada em duas doses e recomendada para todos acima de 50 anos de idade, além de imunocomprometidos e diabéticos a partir de 18 anos.

Estudos clínicos realizados com a vacina Shingrix© demonstraram mais de 90% de eficácia na prevenção do herpes-zóster em pessoas acima de 50 anos. Além disso, a vacina também se mostrou eficaz na prevenção da neuralgia pós-herpética, uma das principais complicações da doença.

Para aqueles que já tiveram herpes-zóster, a vacina é recomendada a partir de 6 meses após o episódio. É importante ressaltar que a vacina é inativada e não pode causar a doença em indivíduos imunocompetentes. Vacinação em nossa clínica

A vacina Shingrix© está disponível na clínica em que eu, Dra. Giovanna, atendo. Como profissional da saúde, acredito que a prevenção é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de nossos pacientes. Portanto, recomendo a vacinação contra herpes zóster para aqueles que se enquadram na faixa etária e condições de saúde recomendadas. Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e agendar a vacinação de nossos pacientes.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page