Infectologia: a arte de dialogar com toda a medicina

A infectologia é uma especialidade médica que se preocupa com o estudo, diagnóstico, tratamento e, principalmente, prevenção de doenças infecciosas. Tais doenças podem afetar qualquer órgão ou sistema do corpo humano, e muitas vezes apresentarem um espectro clínico amplo e complexo. Ela também dialoga com o contexto social do paciente, levando em consideração o ambiente, alimentação, moradia, trabalho, vida sexual, viagens e contato com animais.

É uma especialidade médica fascinante! Atua na saúde coletiva e no cuidado individual. Tem natureza interdisciplinar, pois dialoga e colabora com TODAS as áreas da medicina.

Medicina Interna (hospitalar): Os infectologistas trabalham em estreita colaboração com os médicos para diagnosticar e tratar doenças infecciosas complexas, inclusive infecções adquiridas no ambiente hospitalar. Auxiliam no uso adequado e racional dos antibióticos, a fim de evitar o surgimento de agentes resistentes. Também atuam na prevenção de infecções hospitalares, monitoram os níveis dessas infecções e ajudam a unidade a evitá-las.

Pediatria: auxiliam na condução de qualquer doença infecciosa da infância ou neonatais, além de imunização e uso adequado de antibióticos.

Ginecologia e Obstetrícia: A infectologia desempenha um papel importante no contexto de infecções sexualmente transmissíveis e infecções congênitas, passadas de mãe para filho ainda na vida intrauterina: sífilis, HIV toxoplasmose, citomegalovirose, etc.

Cirurgia, ortopedia: A infectologia é essencial no suporte à prática cirúrgica, pois infecções pós-operatórias são uma grande preocupação em qualquer cirurgia. Os infectologistas trabalham em conjunto com cirurgiões para tratar infecções relacionadas a procedimentos cirúrgicos, garantindo uma recuperação segura e bem-sucedida. Além disso, o serviço de controle de infecção determina protocolos para prevenção de infecções em cirurgias e audita os processos envolvidos, desde os materiais utilizados, práticas cirúrgicas e cuidados pré e pós operatórios.

Dermatologia: Algumas doenças infecciosas apresentam manifestações cutâneas características. Nesses casos, os infectologistas colaboram com dermatologistas para diagnosticar e tratar infecções de pele, como infecções fúngicas, virais e bacterianas.

Pneumologia: auxilia no diagnóstico e tratamento de qualquer infecção pulmonar como tuberculose, infecção fúngica, infecção viral, entre outras.

Oncologia, reumatologia, hematologia: Pacientes que usam quimioterápicos ou drogas para doenças autoimunes são mais suscetíveis a infecções e evoluem com casos mais graves e complicados, devido à supressão do sistema imunológico. A infectologia desempenha um papel importante na prevenção, diagnóstico e tratamento destas infecções.

Neurologia: auxilia na investigação e condução das meningites e abscessos cerebrais.

A natureza interdisciplinar e coletiva da infectologia permite uma compreensão mais abrangente das doenças. A colaboração entre infectologistas e outras áreas da medicina é essencial para promover avanços científicos e melhorar a saúde global (pública ou privada). A interação contínua entre especialidades médicas fortalece o cuidado como um todo e ajuda a enfrentar os complexos desafios das doenças infecciosas.