top of page

Gripe, resfriado e rinite: entenda as diferenças e cuide da sua saúde respiratória

Quando o assunto é gripe, resfriado ou rinite, é comum as pessoas utilizarem esses termos de forma indiscriminada, mas a verdade é que cada um deles possui características e tratamentos distintos. Vamos desvendar essas diferenças e fornecer dicas valiosas para prevenção e cuidado. Acompanhe com atenção!

Gripe e Resfriado: Doenças causadas por Vírus Diferentes

A confusão entre gripe e resfriado é algo recorrente, no entanto, é importante entender que a gripe e o resfriado são doenças causadas por vírus diferentes, porém com alguns sintomas semelhantes e além disso, esses sintomas se assemelham ainda com outra doença comum, rinite alérgica.

• Gripe:

• Causada pelo vírus influenza (qualquer subtipo)

• Sintomas: geralmente aparecem de forma repentina, com febre mais alta e sintomas mais proeminentes, com dores no corpo e cansaço, além dos sintomas de tosse seca, coriza e dor de garganta.

• Pode ocasionar pneumonia e quadros graves principalmente em idosos, crianças, gestantes e imunocomprometidos.

• Tratamento: foco no alívio dos sintomas, repouso adequado, hidratação, alimentação balanceada e medicamentos sintomáticos como analgésicos e antitérmicos. Nos casos graves pode ser indicado antiviral.

• Resfriado:

• Causado por uma variedade de vírus (rinovírus, coronavírus, parainfluenza, VSR, adenovírus, metapneumovirus…), exceto influenza.

• Sintomas: coceira no nariz, irritação na garganta, espirros e secreções nasais.

• Geralmente não causa febre alta, dores no corpo e cansaço intenso como na gripe.

Rinite: Causas Alérgicas e Infecciosas

É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz. A causa pode ser alérgica ou infecciosa. É importante entender as diferenças.

• Rinite não alérgica:

• Causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, certos medicamentos, hormônios e refluxo gastroesofágico.

• Sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza, espirros, coceira no nariz e congestionamento nasal.

• Tratamento: varia de acordo com a causa, podendo incluir medicamentos específicos, descongestionantes nasais, lavagem nasal com soro fisiológico.

• Rinite alérgica:

• Ocorre devido a uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias alérgenas, como poeira, ácaros, pelos de animais, pólen, perfumes, alimentos.

• Sintomas semelhantes aos do resfriado, mas tendem a persistir por mais tempo e ocorrem após a exposição a substâncias desencadeadoras da alergia.

• Tratamento: medicamentos antialérgicos, descongestionantes nasais, lavagem nasal com soro fisiológico e, em casos graves, imunoterapia. É preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas.

Prevenção e Cuidados

A melhor forma de prevenir a gripe, o resfriado e a rinite são por medidas simples, mas eficazes:

• Vacinação anual contra a gripe, especialmente para grupos de risco.

• Manter boa higiene das mãos, evitar aglomerações em épocas de surtos e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.

• Manter os ambientes bem ventilados e higienizar superfícies.

• No caso da rinite alérgica: evitar ambientes com cortinas, tapetes ou carpetes, evitar acúmulo de poeira, buscar o fator desencadeante e evita-lo.

Um diagnóstico preciso é difícil, a menos que se faça exame de pesquisa viral nas narinas. O soro fisiológico nasal (lavagem nasal) é seu grande aliado em qualquer uma das três condições. Caso os sintomas persistam, sejam intensos ou haja dúvida sobre a condição, é sempre recomendado buscar a avaliação de um profissional de saúde.

E lembre-se: quem luta contra o vírus é seu sistema imunológico. Confie nele e deixe-o trabalhar da melhor forma.